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Descubra o que é copywriting e como pode te ajudar a vender mais

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Neste artigo você vai descobrir o que é copyriting e como essa habilidade pode fazer seu negócio vender mais e forma contínua…

“Se eu pudesse ter aos 20 anos a cabeça que tenho hoje…” Já ouviu essa frase? É um ditado bastante usado para afirmar que a experiência vem com os anos…

… eu não penso tanto em coisas desse tipo, mas uma coisa é certa: se eu soubesse a importância de copy quando comecei no Marketing Digital teria dado mais atenção a essa estratégia.

Copywriting é a habilidade de criar ofertas irresistíveis e ideias persuasivas que geram vendas de forma recorrente. Para qualquer produto ou serviço. Para venda na internet ou presencial.

Usar as palavras certas para se comunicar com um público e guiá-lo à uma tomada de decisão ou apoiar uma causa é fundamental para vender algo.

Nós decidimos ir à Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis.Presidente John F. Kennedy

O presidente Kennedy usou recursos de copy em famoso discurso feito ao povo americano para inspirar um sentimento de apoio.

O poder dessas palavras fez os Estados Unidos mudarem para sempre. 

Essa é o poder de usar as palavras certas no contexto certo para persuadir as pessoas a fazerem o que você deseja. Isso é copywriting.

Você sabia que cada compra que você fez e ainda vai fazer tem por trás um profissional (copywriter) que preparou toda a oferta e a tornou irresistível para seu cérebro emocional e plausível para seu cérebro lógico? 

Isso mesmo. Copywriter é o profissional que domina a habilidade de escrever ofertas de vendas (cartas de vendas) usando as palavras certas (mensagem correta) para se conectar com o público que pode comprar a oferta apresentada.

Mas calma, você não está sendo enganado, longe disso.

Essa estratégia é amplamente utilizada por todos nós durante toda a nossa vida, afinal precisamos nos vender em todos os momentos…

… desde a infância quando procurávamos argumentos para ganhar uns minutos a mais na brincadeira e era preciso convencer nossos pais a aceitar.

E fazemos isso de forma inconsciente, Aliás, talvez até agora você nem havia pensado por esse ponto de vista.

O profissional que domina essa técnica tem a habilidade de transformar ofertas fracas…

… em ofertas que emocionam e nos levam a comprar.

Acredito que você já comprou diversos produtos ou serviços sem saber ao certo porque estava comprando, mas comprou e internamente pensou algo como:

“Eram poucas unidades, por isso eu comprei” – com o sentimento de escassez temos medo de perder coisas que desejamos.

“O preço estava ótimo, por isso comprei” – sentimento de aproveitar uma oportunidade.

“Eu mereço, afinal trabalho tanto” – sentimento de merecimento.

“Eu senti que devia comprar” – esse eu gosto muito. Sentimento de sexto sentido ou indicação “superior”.

Esses argumentos são criados pela parte lógica da nossa mente para compensar o que o emocional já decidiu que queria.

Isso mesmo. Toda compra que fazemos é decidida por nosso lado emocional, e então nosso cérebro lógico cria argumentos para validar.

Se não houver pelo menos um argumento plausível, as chances de não comprarmos é maior.

O que é Copywriting e como funciona?

O que é e como funciona já falamos, mas vamos detalhar um pouco mais…

… o profissional copywriter para construir uma boa oferta precisa conhecer muito bem o produto ou serviço.

Quando falo conhecer não significa entender das características técnicas do produto ou serviço. Significa conhecer os benefícios que a oferta vai trazer para o público que vai comprar.

Por exemplo:

Por que as pessoas compram um carro Mercedes? Não é simplesmente para se locomover, afinal um carro popular também permite isso.

Mas o carro Mercedes gera outros tipos de sensações, como:

  • Pessoa bem sucedida
  • Status e poder
  • Diferencial e exclusividade

Por que muitas mulheres compram muitas bolsas e sapatos?

  • Para serem únicas e diferentes da maioria
  • Para serem vistas com um peça única e exclusiva, o que dá um enorme diferencial frente às demais, e por aí vai.

A função do copy (profissional) é mostrar ao público comprador os benefícios e o quanto ele se sentirá especial e único depois de adquirir aquele produto ou serviço.

Por isso eu preciso falar agora de uma parte fundamental que sem ela a venda não acontece…

… a parte lógica que precisa validar a compra.

Os argumentos podem ser simples desde que coerentes:

No caso do carro: “eu trabalho tanto, eu mereço esse carro”. É sério Thomé, isso é argumento lógico? 

Sim, bastante lógico porque ativa nosso sentimento de merecimento. O mesmo vale para a mulher que deseja comprar mais uma bolsa ou sapato…

“eu me esforço tanto, mereço esse presente”.

Existem muitos outros argumentos que nosso cérebro lógico usa para validar nossas vontades emocionais, mas acredito que você já entendeu.

Você pode estar pensando: “Não. Isso não é comigo, só compro baseado em razão.”

Acredite, isso é o que seu cérebro te faz pensar…

… você é tão emocional quanto outra pessoa. Faz parte da nossa natureza. 

O que é Copywriting no marketing?

Apesar de ser um assunto antigo, ainda é relativamente novo no marketing, principalmente no marketing digital, falando em nível Brasil.

Lá fora estão bem adiantados em relação a isso, principalmente nos Estados Unidos. Mas vamos lá. Como você pode se beneficiar e o  seu negócio com essa estratégia?

Ao usar os serviços de um profissional copywriter para criar suas ofertas, você terá um profissional habilitado para construir mensagens que realmente conectem com seu público.

Afinal, muitos empresários e profissionais que têm produtos ou serviços tentam criar as próprias ofertas, mas não é a melhor forma. O ideal é utilizar os serviços de quem tem…

… a habilidade de escrever de forma persuasiva, seja para convencer o público a baixar um conteúdo, acessar um site ou comprar sua oferta, utilizando para isso…

… técnicas capazes de transformar sua oferta simples em algo único, irresistível, emocional e lógico para seu cliente.

Isso nos leva a responder algumas perguntas que normalmente surgem agora…

Por que estou ouvindo falar disso só agora?

O mercado evolui com grande velocidade, às vezes parece ser da noite para o dia. Muitos profissionais trazem estratégias de fora para aplicar aqui…

… com isso alguns termos novos surgem no mercado nacional, mesmo já tendo grande visibilidade lá fora.

Por que devo contratar esse profissional agora? Afinal eu já vendia antes de conhecer este negócio.

Esse profissional acompanha a evolução do mercado e está preparado para te ajudar a alavancar seu negócio usando a habilidade de persuasão de forma correta.

Se você não tem uma regularidade nas vendas, meses em alta e outros em baixa é porque suas ofertas não seguem a melhor estrutura para ter previsibilidade e equilíbrio nas vendas…

… portanto você precisa pensar em fazer seu negócio acompanhar o mercado e em destacar-se da concorrência. Por essa razão você precisa desse profissional.

Como contratar copywriter? Como pago esse profissional? É caro?

Na verdade esse profissional não tem custo para a empresa, pelo menos não deve ter, porque se ele vai te ajudar a vender…

… concorda que não é um gasto e sim um investimento? É claro que existem profissionais já altamente preparados e com enormes resultados….

… e profissionais que estão entrando no mercado agora. Esse é meu caso, apesar de ter mais de 20 anos de carreira com marketing, no nicho de copy estou entrando agora com um nível mais profissional e aprofundado.

“Legal Thomé, valeu as dicas, vou atrás de um copy já experiente no mercado”. Está tudo bem, fico feliz em ter te passado essa nova percepção, mas tem algo que você precisa saber…

… os profissionais já em destaque no mercado são beeem caros. Ué, mas você não disse antes que não tem custos?

Vamos lá… Quem é mais caro? O Neymar ou um jogador em começo de carreira? Mesmo que se torne tão bom quanto o Neymar, o jogador iniciante custa muito menos, podendo custar zero de verdade.

Um copy estabelecido já gerou milhares ou milhões de reais com suas copys. Aliás ele precisa provar isso a você. Essa informação é fundamental antes de…

… investir de 50 a 100 mil reais que é um valor bem comum cobrado por um profissional em alta.

Já um profissional em início de carreira trabalha e recebe por merecimento. Como é isso?

Simples. Nós acertamos um percentual sobre as vendas que acontecem com a copy que eu escrever para você. Existem partes técnicas que podem ser ajustadas depois…

… o importante é você saber que posso criar ofertas incríveis para você ou seu negócio e ganhar apenas se vender, ou seja, o risco é todo meu.

Por que eu entrei nesse nicho agora depois de 20 anos de profissão? 

Quem não evolui fica para trás, não que eu seja velho, comecei a trabalhar muito antes dos 20 anos, então estou no gás ainda… 

… mas o melhor de tudo é que estou aprendendo com as maiores autoridades em copy do Brasil, com experiência internacional inclusive…

… esses caras trabalham hoje para os maiores faturamentos do mercado nacional e internacional e sinto-me honrado em ser mentorado por eles e mais que isso…

… feliz por ter uma bagagem profissional que me dá vantagens frente a outros profissionais que ouviram o termo pela primeira vez…

… feliz também pelos anos de experiência me permitirem fazer um alto investimento nesse aprendizado. Sim, o investimento é alto, mas o retorno é garantido.

Agora você tem 3 decisões para tomar:

A primeira é não fazer absolutamente nada e continuar como está, não sei se você vende bem ou não. Mas tenho certeza que copy pode acelerar muito seu negócio.

A segunda é ir atrás de profissionais já estabilizados no mercado e pagar o preço justo (porém alto) cobrado por eles. Se você pode pagar, eu recomendo que o faça.

E a terceira é crescermos juntos. Eu assumo o risco maior (de escrever gratuitamente para que as vendas aconteçam) e se der certo ganhamos dinheiro juntos.

Se você ainda está aqui é porque queria conhecer todas as opções…

… isso é excelente, mas tem algumas condições.

Para quem não é esse serviço

  • Pessoas que acham que o profissional copywriter vai resolver todos os problemas de vendas. Copy é o meio do processo, não o fim;
  • Achar que o copy vai pagar pelo tráfego (pagamento de anúncios para atrair potenciais clientes);
  • Achar que o copy vai montar páginas, sites, gerenciar redes sociais, fazer integrações de e-mails etc…

Qual será minha função nessa empreitada?

Fazer a copy para um único produto ou serviço de sua empresa. Para isso vou esmiuçar, quase desconstruir por completo o produto ou serviço para conhecer em detalhes os benefícios que essa oferta vai trazer para o cliente comprador.

Pode ser que nesse detalhamento descobrimos que a oferta precisa de ajustes, para isso vamos nos pautar em 3 pilares principais:

Produto – produto ou serviço a ser vendido.
Oferta – demanda, proposta e promessa para o comprador final.
Estratégia – tática usada para realizar a oferta.

Sim. Esse trabalho é intenso e necessário e precisamos fazer juntos.

E você não vai pagar absolutamente nada?

Pela criação da copy, não. Você não pagará nada. O único investimento que você terá será com custos operacionais necessários ao projeto: Pesquisa de mercado e planejamento da operação.

Esse investimento tem o valor de 1.500,00 que é para cobrir os custos apenas.

Se você não acha que vale, talvez você não esteja no momento de começar um trabalho de copy e está tudo bem.

Agora se você entende que esse custo mínimo é necessário, então vamos continuar. Tenho certeza que será muito produtiva essa parceria.

Como será feito o trabalho

Ao realizar o aceite da proposta clicando no botão abaixo, você será enviado para um formulário do Google onde deverá deixar uma apresentação do seu produto ou serviço.

Isso é necessário para que eu conheça melhor sua oferta e se consigo te ajudar. 

Clique abaixo para preencher o formulário

Clique aqui para preencher o formulário

Quer dizer então que copy não serve para vender tudo? 

Sim, serve, mas existem opções que prefiro não trabalhar…

… não faria copy para funerária, por exemplo. Todos vamos morrer, mas eu prefiro não atuar nesse nicho.

Após preencher o formulário, vou analisar e se chegar a conclusão que podemos trabalhar juntos, vou te enviar um outro link onde você deverá fazer o aceite da proposta e quitação da parte operacional.

Feito isso, eu serei notificado e vou entrar em contato com você para agendarmos a primeira reunião online de alinhamento…

Clique aqui para ACEITAR A PROPOSTA

… todas as reuniões são realizadas de forma online para agilizar o andamento do processo.

E se não vender?

Se o seu nicho for algo completamente novo eu não aceitarei na etapa de conhecer o negócio. Essa etapa existe justamente por esse motivo.

E se não vender tanto quanto você gostaria?

Isso também será alinhado na etapa de análise. Se o negócio nunca vendeu online, não haverá parâmetros para medir e teremos de criar parâmetros baseado no mercado.

Se não chegarmos em um parâmetro plausível, não haverá parceria. Todos esse cuidados são necessários para que a parceria seja realmente coerente e positiva para todos.

Posso pensar no assunto?

Sim, pode. Mas preciso te informar que uma copy precisa de um tempo específico para ser criada e ajustada, então só posso trabalhar com 5 copys por mês…

… se você demorar muito pode ter de aguardar o mês seguinte.

Uma coisa é certa, estou decidido a chegar em um patamar alto nesse nicho, se você vier comigo, podemos colher juntos os frutos dessa parceria.

Agora é com você. A evolução pode começar agora!

Forte abraço
Mendelson Thomé

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