Home Estratégias de Vendas Como ATRAIR CLIENTES pelas Redes Sociais

Como ATRAIR CLIENTES pelas Redes Sociais

Compartilhe
como-atrair-clientes-pelas-redes-sociais
Print Friendly, PDF & Email

Quem nunca sentiu um misto de emoções e sentimentos ao fazer anúncios para atrair clientes pelas redes sociais?

Nunca vou me esquecer da decepção que tive ao olhar os resultados dos meus primeiros anúncios para atrair clientes nas Rede Sociais …

… a campanha ficou no ar por 2 semanas (tempo ideal para analisar os resultados), o dinheiro investido foi pouco mais de 1.000,00 (tudo bem, talvez você não ache muito), mas a frustração foi enorme. Afinal, fiz um investimento de mil reais e não tive um retorno sequer em vendas.

Essa talvez seja a sua realidade, talvez você já tenha investido mais ou até menos em tráfego e simplesmente não conseguiu resultado algum. E isso acredito que seja uma das grandes frustrações de quem se aventura a anunciar com o objetivo e necessidade de atrair mais pessoas, atrair clientes de verdade e tudo o que tem de retorno são dívidas no cartão de crédito, o sumiço do dinheiro, alguns cliques, curtidas, mas clientes que é que é bom, nada.

Bom, o primeiro desejo frente a uma situação como essa é amaldiçoar o Facebook e o Instagram (isso não funciona pra mim, pro meu negócio não serve…) e voltar a torcer que os clientes apareçam por milagre.

Eu sei disso porque foi exatamente assim que me senti quando vi meu dinheiro sumir, o dinheiro que deveria me trazer novos clientes, que deveria gerar faturamento para meu negócio. Nem dinheiro, nem novos clientes, só a frustração.

Por isso, se você se identificou com essa situação, você vai gostar do que vem a seguir…

Quando nos deparamos com uma situação desfavorável, temos duas opções para escolher: enfrentar o problema e descobrir uma forma de solucioná-lo ou fugir e aceitar o fracasso como melhor opção.

No meu caso eu escolhi enfrentar o problema e descobrir porque e onde eu havia errado com meus anúncios.

E por que eu decidi continuar mesmo depois de perder dinheiro?

É simples. Quando eu tive essa grande decepção com minha estratégia de anúncios, fui pesquisar quantos brasileiros estavam nas redes sociais e eu descobri que mais de 60% da população é ativa nesses canais todos os meses (aliás, esse número ainda é atual).

Isso me fez pensar… se mais de 60% da população está nas redes sociais, como é que não encontrei meu público ideal lá? Então fui estudar algo que o Facebook tem e que poucas pessoas que se aventuram a fazer anúncios conhecem: a Central de Ajuda aos Anunciante.

Lá eu descobri grande parte dos erros que me fizeram perder dinheiro e não ter resultados.

Na verdade descobrir isso me fez começar a ver o sumiço do dinheiro de uma outra forma. Se eu não tivesse perdido o dinheiro ou se tivesse tido um resultado mínimo, não teria ido buscar aprender mais e talvez estivesse anunciando ainda, mesmo sem ter grandes resultados…

Um dos erros principais que descobri é que embora eu saiba que meu produto pode servir para muitas pessoas, o que eu posso fazer de pior é justamente isso: querer anunciar para todas as pessoas que estão nas Redes Sociais.

Pensa comigo: somando Facebook e Instagram são mais de 150 milhões de pessoas. Como seria possível alcançar as pessoas certas nessa multidão? E aqui vale uma explicação sobre públicos compradores.

Tipos de potenciais clientes

  • Pessoas que precisam de uma solução (que pode ser seus serviços) e já buscam por essa solução;
  • Pessoas que precisam de uma solução, mas procrastinam e deixam para depois;
  • Pessoas que nem sabem que precisam dessa solução e portanto nem estão buscando nada.

Para cada perfil de pessoa é preciso falar de forma diferente. Também é importante definir seu tipo ideal de cliente. Pesquisar sobre as necessidades e dúvidas do seu cliente é fundamental para transmitir a mensagem certa para ele. Do contrário sua comunicação será baseada no que você “acha” que é a necessidade do seu cliente e não no que ele realmente precisa.

Também é importante saber que o público que sabe do que precisa e já procura pela solução será muito mais difícil de conquistar, afinal a sua concorrência inteira está atrás dele também.

O público que sabe que precisa, mas procrastina é mais fácil de conquistar, mas você precisa gerar valor pra ele para fazê-lo perceber que precisa entrar em ação imediata.

Entregar informações que ele não tem é essencial, além disso você pode gerar valor apresentando benefícios e vantagens que seus serviços ou produtos podem fazê-lo alcançar rapidamente.

O terceiro tipo de público traz consigo a possibilidade do sucesso recorrente. Falar com as pessoas que precisam da sua solução, mas nem sabem que precisam.

Com essas pessoas você terá um pouco mais de trabalho, mas os resultados serão incríveis. Com essas pessoas sua mensagem precisa ser para chamar a atenção para algo que elas nem conhecem ainda. Depois você apresenta o caminho ideal que será o seu serviço ou produto, claro.

Com esse último tipo de público você tem a chance de transformar clientes em fãs da sua marca, da sua empresa, serviços, de você.

Algumas etapas importantes para atrair clientes pelas redes sociais

Existem ainda algumas etapas que você precisa dominar para ter sucesso na sua atração de clientes pelas redes sociais. Veja:

A primeira etapa é ter uma mentalidade de sucesso e estar preparado para errar e não desistir com os primeiros fracassos. O sucesso vem com as tentativas, erros e acertos. Quanto mais você erra, mais você aprende o que não deve fazer.

A segunda etapa é não achar que você sabe tudo sobre as necessidades do seus potenciais clientes. É preciso descobrir o que ele realmente precisa e para isso você precisa pesquisar.

Se não for possível pesquisar diretamente com quem já é ou foi seu cliente, usar o Google é uma ótima forma de descobrir o que seu público pesquisa lá e assim preparar seu conteúdo de resposta.

A terceira etapa é ser perseverante. O sucesso demora um pouco para acontecer do dia para a noite. Lembre-se: o destino está lá, resta a você aprender e apreciar a caminhada.

A quarta etapa é focar em pessoas. Você precisa vender, todo negócio precisa, mas antes de tentar vender a todo custo gere valor para seu público, seja diferente. O sucesso é consequência do quanto você se dedica em gerar benefícios para as pessoas. O Dinheiro é consequência de tudo isso.

4 passos para Atrair Clientes pelas Redes Sociais

Além dessas etapas que você acabou de conhecer existem 4 passos práticos e objetivos que podem ajudar muito sua atração de clientes pelas Redes Sociais. Os quatro passos estão em um e-book que preparei gratuitamente para você. Para ter acesso, basta clicar no banner abaixo:

Um grande abraço!
Mendelson Thomé

Deixe uma resposta